domingo, 6 de março de 2011

Portal de Tecnologia Assistiva



O Portal de Tecnologia Assistiva foi desenvolvido como parte da pesquisa: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE SALAS MULTIFUNCIONAIS coordenada pela pesquisadora Miryam Pelosi, professora do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ.

Os objetivos foram:
  • Traçar o perfil dos professores que trabalham nas Salas Multifuncionais da SME-RJ;
  • O perfil dos alunos acompanhados;
  • A forma de funcionamento das salas e,
  • Planejar, implementar e avaliar os efeitos de um curso de formação na área de Comunicação Alternativa destinado aos professores dessas salas.
Formação de professores

Participaram do projeto professores e alunos do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ:
  • Miryam Pelosi - coordenadora
  • Vera Vieira - pesquisadora 
  • Larissa Guimarães - Bolsista Pibex UFRJ
  • Layla Sanches - Bolsista Pibex UFRJ
  • Camilla Malheiro - Bolsista IC Faperj
  • Petra Puget - Bolsista IC Faperj
  • Lindinete Menezes - Bolsista TCT Faperj
  • Lila Oliveira - Bolsista TCT Faperj

Esse portal foi feito para você que trabalha com pessoas com necessidades especiais. 
Aproveite!
Acesse aqui

15 comentários:

  1. Olá Miryam também estou pesquisando na área de T.A. voltadas à idosos afásicos.. te dou os parabéns pelo lindo trabalho que vens realizando... e com teu conhecimento vens e tens ajudado a muitos...estou muito animada com teu blog e com o site... bjs !
    Doriane Gonaçalves - Brasília DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Doriane, obrigada pelo seu incentivo. Acompanhe os projetos que estamos desenvolvendo no LabAssistiva, o Laboratório de Tecnologia assistiva do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Acesse: https://sites.google.com/site/labassistiva/

      Excluir
  2. Prezada Miryam,
    eu sou psicóloga e trabalho em uma UTI em Brasília. Procurando por comunicação alternativa achei um artigo seu do qual me interessei e que me ajudou em minha prática. Eu gostaria de saber se é possível você disponibilizar a prancha de comunicação com alfabetos que você fez, que foi a mais interessante que achei até agora. Aguardo um retorno.
    Atenciosamente,
    Júlia Costa Muza
    juliamuza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, temos muitas pranchas no nosso Portal de Tecnologia Assistiva. Acesse: www.portalassistiva.com.br
      Um abraço, Miryam

      Excluir
  3. OLÁ MIRYAM, EU SOU MÃE DE UM GAROTO LINDO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. ELE TEM 7 ANOS E AINDA NÃO FALA E NEM ANDA. TAMBÉM AINDA NÃO POSSUI DIAGNÓSTICO FECHADO. ELE FAZ VÁRIOS TRATAMENTOS COMO EQUOTERAPIA, FISIOTERAPIA E OUTROS... PERCEBO QUE ELE ENTENDE O QUE FALAMOS, PORÉM HÁ A DIFICULDADAE EM SE COMUNICAR, PRINCIPALMENTE COM AS PESSOAS DE FORA... E PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO DELE COM O MUNDO, ESTOU À PROCURA DE UMA FORMA PARA ENSINÁ-LO A SE COMUNICAR. GOSTARIA DE SABER ONDE EU ACHO ESSAS PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO, SE EXISTE ALGUM SITE OU QUALQUER OUTRA FORMA PARA QUE EU POSSA AUXILIA-LO EM SUA COMUNICAÇÃO. QUERO E PRECISO FAZER O MELHOR PELO MEU FILHO. AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO A SUA RESPOSTA ANSIOSAMENTE.
    RITA DE CÁSSIA
    ritadecassia.trajano@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Cara Rita,

    Você pode acessar o nosso Portal de Tecnologia Assistiva e fazer o download de muitas pranchas de comunicação, atividades pedagógicas e jogos.
    Veja o link no menu do Blog.
    Um abraço,
    Miryam Pelosi

    ResponderExcluir
  5. Cara Júlia,

    O Portal de Tecnologia Assistiva possui muitas pranchas de comunicação que podem ser utilizadas em hospitais. Incluímos vários modelos de pranchas de alfabeto, também.
    Acesse: www.portalassistiva.com.br
    Um abraço,
    Miryam Pelosi

    ResponderExcluir
  6. Miryam, o Blog e o Portal estão um arraso!!!!!
    Muito lindo e bem trabalhado!
    bjs
    Vera

    ResponderExcluir
  7. Ola Miryam, sou terapeuta ocupacional e professora de sala de recursos do municipio do Rio, gostaria de saber como participar d ou desse projeto de pesquisas ou de outro.Abraços
    francisventura.lou@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francis, estaremos realizando uma série de cursos na UFRJ no 2o semestre sobre CAA. Acompanhe o blog para obter maiores informações sobre o calendário. Um abraço, Miryam

      Excluir
  8. Oi Miryam, gostaria de saber se aconteceu alguma coisa com o link, pois não consigo mais acessar. Trabalho com inclusão escolar e tenho indicado o site a algumas professoras de sala de apoio. Por favor, me ajude, esse recurso é excelente para a qualidade da nossa prática. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas pelo transtorno.
      Estamos migrando o Portal Assistiva para outro servidor.
      A partir de 6a feira ele já deve estar no ar novamente.
      Um abraço,
      Miryam Pelosi

      Excluir
  9. Meu nome é luciene e gostaria saber como posso adquirir esse material de trabalho em apostila e fazer esse curso de comunicação alternativa.
    quero trabalhar como professora de apoio mas antes preciso me preparar e adquirir conhecimento para desenvolver um bom trabalho.moro em belo horizonte e ainda não encontrei quem possa ministrar esse curso aqui.caso você tenha um contato aqui me indique respondendo esta solicitação. obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luciene,

    Estamos organizando cursos gratuitos na UFRJ sobre os recursos de CAA. Acompanhe as informações no nosso site.
    https://sites.google.com/site/cursostaufrj/
    Um abraço,
    Miryam

    ResponderExcluir
  11. Ola Miryam

    Quero agradecer e parabenizar sua equipe pela iniciativa do portal e dizer que tem me ajudado bastante, mas gostaria de saber quando o portal irá retornar, pois não estou conseguindo acessar.

    Obrigada
    Maria josé

    ResponderExcluir