domingo, 22 de julho de 2012

Software QUE-FALA!


Conhecendo o Que-Fala!

Que-fala! é uma prancha de comunicação digital feita para Tablets e Smartphones, com  sistema operacional Android, que permite a introdução de símbolos do próprio computador, da internet, ou dos bancos de dados do ARASAAC e Sclera português. 
Foi desenvolvido por Daniel Bronzeri Barbosa, Roberto Elvira Jr., Paulo Rogério Panhoto e Juliana Remorini, uma terapeuta ocupacional.

Possui um sintetizador de voz em português com uma voz bem inteligível e permite a inclusão de sons personalizados.
Para a personalização da prancha é possível acessar um editor de telas na internet e fazer toda a configuração. 


A prancha pode ser configurada por mais de uma pessoa, em qualquer computador com acesso a internet, o que é uma ideia bem interessante e funcional. É muito fácil de utilizar.


Nesse exemplo estou construindo uma prancha para utilizarmos no Hospital Universitário da UFRJ com pacientes com dificuldades de fala.


O software é gratuito! Para a edição das pranchas há diferentes pacotes com custo variado.Para maiores informações sobre o aplicativo acesse aqui.
Para baixar o aplicativo Que-fala! em seu Tablet, acesse o Android Market (Google Play) nesse endereço.

8 comentários:

  1. Oi espero que esteja bem.
    Anda meio sumida. Arrume um tempinho e venha fazer uma visitinha.
    Bju
    Jesus te ama.

    ResponderExcluir
  2. olá, tudo bem?
    eu não consegui instalar o software que fala

    vc pode mandar mais instruções para me ajudar???
    meu email é: glauciene.glau@hotmail.com.br

    desde já agradeço

    Glau

    ResponderExcluir
  3. Oi Glauciene,

    Acesse o site do software com as informações que você precisa: http://metodos-si.com.br/
    Um abraço,

    Miryam Pelosi

    ResponderExcluir
  4. Oi Miryam como vai?espero que bem,sei que eu e o Victor andamos sumidos mas é por uma boa causa, estou tentando baixar este novo QUE FALA!!!mas não estou conseguindo por favor pode me orientar,desde já gradeço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sueli, você precisa de um tablet com sistema operacional Android. Ele não funciona no iPad. Quando você abaixar só terá acesso ao exemplo que vem com ele. Para adaptar as páginas é necessário pagar o modo de edição. Para instruções de como fazer o download acesse o site: http://metodos-si.com.br/
    Beijos,
    MIryam

    ResponderExcluir
  6. Ainda consigo falar,mas fico muito acansada com longas conversas, e estou me adaptando aos avanços da patologia, possuo um celular com sistema operacional Android, mas gostaria de saber se voces poderiam indicar um modelo de baixo custo de tablet para que eu posso adaptar o maravilhoso soft que vocês criaram, já que tenho dificuldades de digitar na tela do celular.

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês, Não fui eu quem criou o Que-Fala, estamos testando o uso do aplicativo na UFRJ com pacientes hospitalizados.
    O aplicativo funciona em sistema de varredura, o que vai ajudá-la, mas com ele, você não poderá escrever, porque ele não funciona como teclado. O auxílio será para comunicar questões mais imediatas. Estamos usando o Que-Fala com o Galaxy Sansung de 7'e de 10'. Não conheço os demais equipamentos para fazer uma sugestão para você.
    Um abraço,

    Miryam

    ResponderExcluir