domingo, 22 de maio de 2011

iPad como recurso terapêutico


Compreendendo a Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, 2007).


O iPad pode ser utilizado como um recurso de TA contribuindo no processo de aprendizagem, comunicação ou reabilitação de pessoas em situação de disfunção ocupacional.


O vídeo abaixo mostra diferentes oportunidades de uso do iPad no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à criança com Câncer) em São Paulo.



Assim como acontece com outros recursos de tecnologia assistiva, é fundamental que um terapeuta ocupacional possa avaliar as necessidades e potencialidades do usuário, e ajustar o equipamento as possibilidades de seu cliente.


Você pode estar se perguntando, mas o iPad já está pronto. É verdade. Contudo, qual seria a melhor versão? A que tem internet ou não? Será necessário comprar um teclado para acoplar ao iPad? Quais softwares são mais indicados para cada necessidade? O iPad pode ser usado apenas com acesso direto na sua tela touchscreen? É possível utilizar programas de varredura com ele? Como é feito o acesso? É necessário um adaptador? Como customizar os aplicativos?


Você tem dúvidas? Procure um Terapeuta Ocupacional, e ele poderá ajudá-lo.

Um comentário:

  1. boa tarde Miriam,
    Poderia me indicar alguém que trabalhe c CA em Brasilia?
    obrigada,
    Itana

    ResponderExcluir