segunda-feira, 23 de maio de 2011

IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC BRASIL 2011

Parceria da Laboratório de Tecnologia e Comunicação Alternativa da UERJ - LATECA e do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ

Não percam!!!




domingo, 22 de maio de 2011

Comunicação Alternativa e Ampliada na UFRJ

O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado em 2008 e teve o início de suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2009. O curso, na sua grade curricular, possui três disciplinas que abordam a Tecnologia Assistiva e suas diferentes áreas, além de outras que abordam os recursos de tecnologia assistiva como recurso terapêutico.

A criação do grupo de pesquisa em Tecnologia Assistiva que engloba a Comunicação Alternativa e Ampliada na UFRJ
.
A expertise dos professores do curso de Terapia Ocupacional em Tecnologia Assistiva e na formação de recursos humanos para diferentes Secretarias de Educação e Saúde favoreceu a criação de um grupo de pesquisa nessa área, em 2010, que tem a finalidade de formar os alunos do curso de Terapia Ocupacional, e de outras áreas dentro da Universidade, de prestar serviços à comunidade, além de contribuir com o desenvolvimento da Tecnologia Assistiva através de pesquisas.
.
  • FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE SALAS MULTIFUNCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • IMPLEMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA OS PACIENTES COM DIFICULDADES DE FALA NO HUCFF
  • COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E A PARCERIA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL COM O ARASAAC

Outras Universidades que desenvolvem projetos na área de CAA
.
Assista ao vídeo do trabalho que está sendo desenvolvida na Universidade de Pretória, na África do Sul, favorecendo a comunicação de pessoas com dificuldades comunicativas. Está em inglês, mas vale a pena!


HFAG RECEBE VISITA DE ALUNAS DA UFRJ

No dia 16 de maio, o Hospital de Força Aérea do Galeão recebeu a visita de universitários do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo a professora da disciplina de “Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar”, Vera Vieira de Souza, o curso de Terapia Ocupacional é novo na Universidade, tendo apenas dois anos de existência. 



De acordo com a terapeuta ocupacional do HFAG, Fernanda Maia (em pé, ao centro da foto), a visita teve o objetivo de conhecer o dia a dia do ambiente hospitalar, suas realidades, e enriquecer o aprendizado dos alunos.

As alunas visitaram diversos setores do Hospital, como o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Internação e Oncologia.

O Serviço de Terapia Ocupacional do HFAG tem 25 anos de existência e, ao longo da mesma, construiu uma trajetória de referência no Serviço.

iPad como recurso terapêutico


Compreendendo a Tecnologia Assistiva

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, 2007).


O iPad pode ser utilizado como um recurso de TA contribuindo no processo de aprendizagem, comunicação ou reabilitação de pessoas em situação de disfunção ocupacional.


O vídeo abaixo mostra diferentes oportunidades de uso do iPad no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à criança com Câncer) em São Paulo.



Assim como acontece com outros recursos de tecnologia assistiva, é fundamental que um terapeuta ocupacional possa avaliar as necessidades e potencialidades do usuário, e ajustar o equipamento as possibilidades de seu cliente.


Você pode estar se perguntando, mas o iPad já está pronto. É verdade. Contudo, qual seria a melhor versão? A que tem internet ou não? Será necessário comprar um teclado para acoplar ao iPad? Quais softwares são mais indicados para cada necessidade? O iPad pode ser usado apenas com acesso direto na sua tela touchscreen? É possível utilizar programas de varredura com ele? Como é feito o acesso? É necessário um adaptador? Como customizar os aplicativos?


Você tem dúvidas? Procure um Terapeuta Ocupacional, e ele poderá ajudá-lo.